advogados

Qual a documentação que devo ter para encaminhar minha aposentadoria?

Blog

Qual a documentação que devo ter para encaminhar minha aposentadoria?

Qual a documentação que devo ter para encaminhar minha aposentadoria

A aposentadoria é um momento muito importante na vida das pessoas e, justamente por isso, precisa ser acompanhado de um bom advogado previdenciário, a fim de evitar dores de cabeça desnecessárias. Isso porque, existem diversos detalhes que precisam ser considerados, além de garantir todos os documentos em dia. Caso contrário, seu benefício pode ser negado, você perder tempo e ainda pode obter um valor menor do que realmente tem direito. Obviamente, um escritório de advocacia pode realizar todas as orientações adequadas, mas se você quer agilizar e já entregar ao profissional os principais documentos, continue acompanhando o post de hoje e saiba quais são eles.

 

Saiba qual é seu tipo de aposentadoria

 

Antes de tudo, para saber qual a categoria de sua aposentadoria, é necessário saber em qual conjunto de exigências você se encaixa. Os tipos mais comuns são aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, aposentadoria especial e por invalidez.

 

Quais documentos necessários para encaminhar sua aposentadoria?

 

É importante deixar claro que, independente de qual aposentadoria você tem direito, alguns documentos sempre deverão ser apresentados ao INSS. São eles:

 

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • PIS/PASEP ou NIT (se não souber o seu, pode solicitar on-line ou em uma agência da Previdência Social);
  • Carnês de contribuição para quem realizou o pagamento sem nenhum vínculo empregatício durante algum período;
  • Extrato CNIS, que pode ser emitido on-line.

 

Documentos adicionais

 

  • Caso sua Carteira de Trabalho ou CNIS estejam incompletos, você deverá apresentar o extrato do FGTS, holerites, demais documentos, como extratos bancários e folha de funcionários;
  • Para homens, também é necessário levar a certidão de reservista;
  • Para aposentadoria especial, é importante providenciar um documento chamado de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • Ao aposentar-se por invalidez, deve-se apresentar documentos que a comprovem, como laudos médicos, exames, atestados, declarações médicas, receituários, etc. Isso porque, raramente o INSS concede algum benefício do tipo com pouca documentação;
  • Se você trabalhou como servidor público em outro regime de previdência e deseja utilizar esse tempo para se aposentar no INSS, é necessário apresentar um documento chamado de certidão de tempo de contribuição. Ele pode ser solicitado diretamente ao regime de previdência que você trabalhou nos outros anos.

 

Então, agora que você sabe quais são os principais documentos para dar entrada em sua aposentadoria, já pode separar todos eles. Mas, lembre-se de conferir cada um junto a um advogado, a fim de garantir maior segurança e agilidade em seu processo.

 

Ainda em dúvidas? Converse com um advogado online e saiba mais.

Entre em contato!

plugins premium WordPress

Preencha os dados e entre em contato