advogados

O que faz um advogado de propriedade industrial?

Blog

O que faz um advogado de propriedade industrial?

O que faz um advogado de propriedade industrial

É fato que as indústrias precisam proteger seus produtos, serviços e inovações, a fim de garantir vantagem competitiva no mercado. Sendo assim, é fundamental que um advogado de propriedade industrial esteja presente, a fim de garantir os direitos da empresa. No entanto, vale lembrar que esse é um termo relativamente novo, causando algumas dúvidas em quem precisa contratar um escritório de advocacia. Portanto, se esse é o seu caso, continue acompanhando o post de hoje entenda o que faz um advogado de propriedade industrial.

 

A propriedade intelectual

 

Antes de falarmos sobre o que de fato faz um advogado de propriedade industrial, é importante entender o que é propriedade intelectual. Portanto, ela nada mais é do que a propriedade que uma pessoa (física ou jurídica) possui ao criar e desenvolver algo que exija esforço intelectual, seja uma ideia, serviço ou produto.

 

Portanto, dentro disso, o criador pode realizar um registro de propriedade do objeto criado para ter direitos sobre ele durante um tempo determinado. Isso é conhecido popularmente como patente, mas existem outros tipos importantes que precisam ser conhecidos por quem trabalha no ramo. Então, depois de realizar o registro, o desenvolvedor tem garantia de que seu produto não pode mais ser replicado sem a devida autorização e/ou remuneração.

 

O que faz um advogado de propriedade industrial?

 

Sendo assim, a propriedade intelectual pode ser dividida entre direito autoral, termo híbrido e propriedade industrial. Portanto, essa última é focada na defesa de produtos, serviços e inovação que tiveram origem na indústria, como novos projetos, modelos e peças industriais, criação de processos, materiais, etc. Nesse caso, as garantias são feitas por meio de registros e patentes, tendo a função de evitar a livre reprodução, seja ela única ou em massa, além de eventuais réplicas, quando isso for possível. Além disso, seu objetivo é incentivar a criação e coibir a concorrência desleal.

 

Então, o advogado de propriedade industrial é responsável por orientar o cliente durante todo o processo, que não é algo simples. Como consequência, ele ajuda a evitar erros comuns como o pagamento de taxas equivocadas ou período adicional de espera, garantindo segurança e total proteção ao projeto.

 

Além disso, o advogado sugere que o cliente pondere o valor econômico de ter o registro feito o quanto antes, pois quando corretamente assessorado, ele terá ainda mais garantias de que será obtido o mais rápido possível, melhorando ainda mais a vantagem competitiva da empresa.

Entre em contato!

plugins premium WordPress

Preencha os dados e entre em contato